Cuidados ao depilar a pele

A depilação já faz parte do ritual de beleza feminina há um bom tempo, mas como é um processo doloroso e muitas vezes agressivo, merece alguns cuidados com o corpo antes, durante e depois – especialmente se a pele for mais sensível. Esses cuidados evitam o desenvolvimento de reações como ardência, coceira e vermelhidão.

Depois desse tipo de procedimento, recomenda-se utilizar produtos calmantes ou anti-inflamatórios para acalmar a região e amenizar os sintomas. E como os poros ficam abertos e mais suscetíveis a inflamações, é importante evitar cremes hidratantes muito potentes e demais produtos oleosos, que podem provocar foliculite – inflamação dos folículos capilares que se manifestam como bolinhas vermelhas parecidas com espinhas.

Antes de escolher a melhor técnica, deve-se primeiro considerar o tipo de pele e as características do pelo. No caso das mais sensíveis, o laser é uma opção mais segura e quase definitiva – desde que realizada por um profissional competente. Além disso, a técnica também é mais confortável, minimiza a probabilidade de foliculite e promove clareamento de manchas escuras. Porém, a depilação a laser não remove pelos finos, claros ou brancos. As peles mais resistentes podem optar pela cera, tanto a quente quanto a fria, mas o material nunca deve ser reutilizado, pois pode se tornar uma fonte de contaminação por bactérias, fungos ou até vírus e acabar resultando em infecções perigosas para a pele.

Escolhido o método, algumas precauções devem ser tomadas para o sucesso do procedimento:

– Analise sua pele antes de se depilar. Ou seja, se houver indícios de lesões, irritações ou infecções, deve-se evitar qualquer tipo de trauma na região – por mais indolor que seja. Do contrário pode agravar um quadro infeccioso que já existe.
– Averigue a higienização da pele. Mantê-la limpa dificulta a proliferação de bactérias nos lugares em que os pelos foram removidos, do contrário, pode desencadear uma foliculite.
– Priorize o conforto. Nada de roupas apertadas, que dificultam a transpiração. A pele precisa ser arejada, pois evita que os pelos encravem, especialmente em áreas de dobras, como virilhas e axilas.
– Cuidado com o sol. Depois de uma depilação a pele fica mais sensível, então as chances de provocar manchas por causa da exposição solar aumentam. Nunca esqueça o filtro!
– Atenção ao histórico da pele. Se o paciente já faz utilização de cremes com ácidos ou de peelings deve evitar a depilação com cera no local.

Fonte: Medical Site

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *